domingo, 30 de março de 2008

Quarteto André Santos @ Centro Cultural Vila Flor / Guimarães 28.03.2008

Sexta-Feira era noite de mais um Café Jazz no Centro cultural de Vila Flor em Guimarães. Um evento que acontece todas as semanas com vários dos artistas nacionais que se encontram a despertar para o estrelato no mundo do Jazz ( um exemplo a seguir por outras cidades ).

Dia 28 era dia de subirem ao palco os «Quarteto André Santos», pela primeira vez a subirem ao palco com este nome, para mostrarem ao povo de Guimarães o que eram capazes de fazer. Esta jovem banda formada pelo madeirense André Santos ( irmão de um dos músicos de Jazz mais conceituados desta Ilha, Bruno Santos ) na Guitarra, Daniel Vieira no Saxofone, André Carvalho no contrabaixo e Miguel Moreira na bateria, com o pretexto de representar a escola de Jazz do Hot Clube de Portugal na "Grande Festa Do Jazz Do CCB". O que inicialmente era um projecto a curto prazo, tornou-se em algo mais complexo, acumulando experiência nas suas actuações, aproveitaram a oportunidade que o CCVF lhes proporcionou e percorreram os 400 km que distam entre Lisboa e Guimarães para encherem o Café-Concerto com a sua música.

Sendo esta uma banda nova, é dificil comparar esta actuação com outras, pois ainda não tinha tido oportunidade de ve-los ao vivo, em conjunto. No entanto, segui relativamente de perto o progresso do André Santos. Desde os momentos em que tocava como passatempo até atingir este novo patamar em que acho ser de grande categoria, e que o levará até voos altos caso não surja nenhum imprevisto.
Quanto ao concerto em si, notou-se um certo nervosismo inicial, prontamente disfarçado até desaparecer no fim. Tocando várias músicas de senhores do Jazz como Benny Golson, Perico Sambeat e Seamus Blake, creio terem interpretado bem as suas músicas e fizeram-nos pensar até onde são capazes de ir. Teremos que esperar para ver.
Para concluir, tinha que referir as músicas «Porque não?» e «Doc Feel», músicas criadas por dois membros da banda de grande qualidade. Que para um leigo como eu, não vi grande discrepância de qualidade entre as músicas mais conceituadas tocadas naquela noite e as desconhecidas ao público em geral.


Aqui fica a Set List:
  • - Benny Golson - Along Came Betty
  • - Carlos Barretto - A Pedra
  • - André Carvalho - Porque nao?
  • - Kirkland - Steepian Faith
  • - Keith Jarrett - So Tender
  • - André Fernandes - S
  • - Seamus Blake - Vanguard
  • - Perico Sambeat - Drume Negrita
  • - André Santos - Doc Feel
Espero brevemente ter acesso aos vídeos do concerto. Assim que os tiver irei coloca-los aqui para que tirem as suas conclusões.

4 comentários:

Anónimo disse...

Boas fotos! Fico à espera dos vídeos.

Anónimo disse...

Gostei muito das fotos. Aguardo pelos videos também.. para ver se tb ha bons musicos na Madeira :P

André Santos disse...

Oh Oh ... Aquilo é que são músicos! lool :)

Anónimo disse...

Eu não conheço assim tão bem o percurso do André, mas gostei do que "vi". Quanto aos restantes membros e à actuação enquanto banda também gostei muito, e acho que todos teêm muito potencial para que no futuro (espero que próximo lol)venham a ter muito sucesso :)