segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Massive Attack - Coliseu do Porto

18.09.2007 - O dia já tinha começado mal. As aulas já estavam a começar a apertar e o meu SLB tinha acabado de ser derrotado em Milão para a Liga dos Campeões, mas mesmo com estes pontos negativos fui para o Coliseu do Porto entusiasmado com o que me esperava.
Era dia de concerto de Massive Attack uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos, e dia de preencher uma das minhas lacunas do meu primeiro ano aqui no Porto (Não fui ao concerto desse ano porque... nem sei). Entrei no recinto completamente lotado, ou pelo menos aparentava..., um ambiente muito agradavel e acolhedor entre os fãs que desde cedo começaram a aplaudir ainda antes da banda entrar em palco (Isto porque resolveram nos brindar com um atraso significativo). Já passavam das 22h quando finalmente começaram a actuar, num cenário idêntico ao de anos anteriores, uma parede panorâmica de 'leds' onde passavam vários números relacionados à guerra do Iraque, entre outros. Tudo começou com a «False Flags» na voz de 3D e os cinco músicos, depois foi a vez de entrar Daddy G para interpretar «Rising Son», saindo de seguida para deixar o palco para o muito aplaudido Horace Andy, que cantou «16 Seeter», o único tema novo apresentado pelos britânicos.
Depois desta introdução foi a vez de começar a tocar os sons mais apetecidos pelo publico, caso de «Karmacoma», «Butterfly Caught» na voz de Deborah Miller e «Teardrop» na voz de Elizabeth Frazer (uma das grandes expectativas da noite, mas infelizmente não foi como tava à espera. Como disse um amigo meu, a idade para uns trás qualidades, para outros faz perde-las). O Espectaculo manteve-se no mesmo ritmo com «Angel» a ser o pico do concerto, para mim pelo menos... Depois disso tornaram o concerto um bocado mais agressivo, felizmente... com músicas como «Inertia Creeps» e «Group Four» para finalizar.
Durou pouco mais de 1h30, longe das 3h prometidas em alguns sites que visitei sobre a banda, mas valeram a pena, mesmo com a desilusão que foi para a mim a Liz Frazer e o facto de não terem tocado a «Special Cases».

Alinhamento: False Flags, Rising Son, 16 Seeter, Karmacoma, Butterfly Caught, Hymn of the Big Wheel, Mezzanine, Teardrop, Angel, Future Proof, Safe From Arm, Inertia Creeps, Unfinished Sympathy e Group Four.
Videos: Teardrop , Angel


2 comentários:

Anónimo disse...

«Era dia de concerto de Massive Attack uma das minhas bandas favoritas de todos os tempos, e dia de preencher uma das minhas lacunas do meu primeiro ano aqui no Porto (Não fui ao concerto desse ano porque... nem sei).»

Pois, nem eu! Ora se tivesses vindo...

:)

Anónimo disse...

ohh.. tambem queria ter ido!! Nao me tinhas dito que ias a este concerto.. pf